"A Importância das Cores"

Home Depressao Antenas Alimentação Colorida "A Importância das Cores"

 

As cores são utilizadas em tratamento de doenças em todo o Mundo, há milênios. Cada cor tem uma vibração, afetando corpo e mente, ativando as glândulas humanas, as funções orgânicas, fortalecendo o sistema imunológico.

De acordo com o “Vastu Vidya“ (ancestral do “Feng Shui” de origem indiana), o lado NE do espectro corresponde à parte ultravioleta, violeta, azul e anil, podendo ser associado à pureza. O SE, corresponde ao infravermelho.

As cores estão sempre em nosso redor: nas roupas que vestimos, na decoração de um ambiente (na forma de quadros, sofás etc.), nas paredes, na fauna, na flora e na luz solar (contendo as 7 cores do arco-íris). Quando utilizada de maneira correta, torna-se uma importante ferramenta para o equilíbrio de ambientes e seres vivos, gerando bem-estar, preservando à saúde, facilitando à comunicação entre as pessoas, elevando a auto-estima, reduzindo estresses, facilitando a assimilação de mensagens, aumentando a vitalidade (com isso a produtividade), eliminando depressão, ansiedade, angústias, síndrome do pânico, distúrbios do sono etc., propiciando uma melhoria na comunicação interpessoal.

Do ponto de vista visual, as cores podem alterar o tamanho e o formato de um cômodo. Ex.: em um quarto pequeno, uma cor clara faz aparentar um ambiente mais amplo. Em geral você deve escolher tons suaves (mesmo das cores “quentes” como o amarelo) para não correr o risco do excesso, deixando de harmonizar o ambiente e / ou pessoas, gerando conseqüências negativas. Ex. de exceção: paredes texturizadas, na forma de painéis. O  ideal é consultar um profissional qualificado antes de efetuar as mudanças, para  que haja eficácia na implementação das cores. Isso porquê, tanto em pessoas quanto em residências e empresas, necessita-se fazer uma checagem (prospecção) com o intuito de verificar a cor predominante e, assim, utilizar a(s) cor(es) que eqüalizará(ão) o ambiente ou pessoa em foco.

De uma maneira geral: 

A luz é outro elemento importante; corresponde ao princípio da visão, das percepções claras e do conhecimento puro. De acordo com o  Vastu Vidya, a iluminação adequada concede prazer, vitalidade e criatividade; principalmente quando “ativado” o canto NE. (“Sattva”). Quando o ambiente não possui luz natural, uma ferramenta interessante é a utilização de lâmpadas coloridas. Quando emanadas do NE, propiciam a prosperidade. Pintura de painéis também é uma solução eficaz.

Especificamente em empresas e ambientes de trabalho, a implementação de um projeto de harmonização onde são utilizadas técnicas holísticas como: cromoterapia, aromaterapia, radiônica e Vastu Vidya, propicia uma melhora significativa em sua performance a partir do momento em que:

Ao iniciar um projeto de harmonização empresarial aplicando cromoterapia, o profissional deverá prospectar cada ambiente, checando os pontos a serem corrigidos e as cores predominantes, além de levar em consideração: ramo de atividade, objetivos e metas, função de cada sala, perfil da clientela etc.

Cada caso é único por isso ressaltamos a necessidade de um profissional qualificado; esse otimizará o alcance de suas metas. 

Por Figueira Consultores Holísticos Associados - dez/2004

 


Voltar Home Acima

 Copyright 2005 FIGUEIRA - CONSULTORES HOLÍSTICOS ASSOCIADOS

Para mais informações:


FALE CONOSCO